Cirurgia Robótica

A cirurgia robótica é uma das técnicas minimamente invasivas mais modernas que existem, trazendo para os pacientes uma série de vantagens se comparada às técnicas convencionais.

Esse grande avanço da medicina trouxe um horizonte enorme de possibilidades ao reunir a habilidade e experiência do cirurgião com o que existe de mais avançado em termos de tecnologia e imagem.

Na cirurgia robótica, o cirurgião controla braços do robô, que apresentam extrema precisão e delicadeza de movimentos, permitindo um maior controle dos instrumentos cirúrgicos.

Eles reproduzem todos os movimentos das mãos humanas de uma forma que os instrumentos convencionais de laparoscopia não conseguiriam fazer. Isso faz com que a operação ocorra em uma escala menor e com menos trauma ao paciente. O sistema robótico permite uma visão em 3D de alta resolução e com extremos detalhes.

A cirurgia robótica é uma opção de tratamento muito menos invasiva do que a cirurgia aberta e ainda mais delicada e detalhada que a própria cirurgia por videolaparoscopia. No aparelho digestivo, diversas são as aplicações da cirurgia robótica, como o tratamento de hérnias abdominais complexas, cirurgias bariátricas, remoção de diversos tipos de cânceres do aparelho digestivo, cirurgia do refluxo gastro-esofágico, cirurgias da vesícula biliar ou dos canais biliares, dentre tantas outras.

As reoperações de um modo geral são realizadas de forma mais fácil e efetiva pela robótica. A cirurgia robótica, apesar de ser feita por intermédio de um robô, não é executada por ele. Diferentemente do que algumas pessoas pensam, o robô não é autônomo. Ele é um instrumento altamente tecnológico, desenvolvido para facilitar e melhorar esses procedimentos, mas ainda assim é uma ferramenta. O cirurgião – que deve ser qualificado para procedimentos realizados dessa forma – controla o robô através de um console e “joysticks”. Os braços mecânicos do robô manipulado reproduzem com precisão os movimentos do médico de uma maneira ainda mais delicada, harmônica e muito estável, reduzindo bastante a possibilidade de tremor.

Caso o cirurgião faça alguma ação imprevista ou retire o rosto da tela de controle, o robô aciona um dispositivo de segurança que trava instantaneamente o equipamento, o que evita qualquer dano ao paciente.

É a tecnologia utilizada em benefício da saúde e segurança.

 Vantagens da Cirurgia Robótica

O alto nível de segurança do procedimento e a precisão garantida pelo robô Da Vinci trazem grandes benefícios aos pacientes. Dentre eles, destacamos:

  • Menor tempo cirúrgico

  • Cortes menores

  • Menos sangramento

  • Menor tempo de internação

  • Diminuição das dores e complicações pós-cirúrgicas

  • Preservação de pequenos nervos e estruturas que seriam mais difíceis de serem identificadas pelos métodos convencionais

  • Visão 3D de alta definição

  • Maior ergonomia para o cirurgião, permitindo realização de cirurgias longas com mais tranquilidade e concentração

  • Rápida recuperação no período pós-operatório

Nossa equipe foi uma das pioneiras na cirurgia robótica em nosso estado. Tivemos a satisfação de realizar as primeiras cirurgias robóticas em Sergipe, no Hospital São Lucas, em outubro de 2019. Fizemos treinamentos específicos em cirurgia robótica avançada nos hospitais São Luiz e Vila Nova Star, da Rede D’Or, em São Paulo, que tem o maior programa de cirurgia robótica da América Latina, bem como treinamento na Intuitive Surgical, em Atlanta-EUA, onde recebemos a certificação para atuação em cirurgia robótica como cirurgião principal.

 

Calcule seu IMC

Por exemplo 71.5 (Não use vírgula, use ponto)
Por exemplo: 1.85 (não use vírgula, use ponto)
Resultado
Seu IMC é =‎ ‎

Peso normal

18,5 - 24,9

Peso Saudável

Sobrepeso

25,0 - 29,9

Aumentado

Obeso tipo 1

30,0 - 34,9

Moderado

Obeso tipo 2

35,0 - 39,9

Grave

Obeso Mórbido

40,0 - 49,9

Muito Grave

Super Obeso Mórbido

50,0 - 59,9

Acentuadamente Grave