A videolaparoscopia (ou videocirurgia) é uma técnica cirúrgica que utiliza pequenas incisões para a realizar operações ao invés das grandes incisões tradicionais. A técnica também é conhecida como “cirurgia sem corte” e surgiu na Europa na década de 1980. Dez anos depois, a videolaparoscopia começou a ser usada no Brasil, inicialmente em cirurgias de vesícula e depois se estendendo para praticamente qualquer cirurgia abdominal.
Na videolaparoscopia, o cirurgião opera através da imagem de uma pequena câmera que é introduzida por essas pequenas incisões e tem uma visão ampliada em 20 vezes, realizando o procedimento com muito mais precisão, por um corte mínimo na pele. O resultado é uma recuperação rápida e com mínimas cicatrizes. Na videolaparoscopia, o paciente fica internado por menos tempo (na grande maioria das cirurgias, por apenas 1 dia) e os pequenos cortes também diminuem as chances de infecção ou hérnias, além de garantir uma estética incomparavelmente melhor.
Quais as vantagens da cirurgia videolaparoscópica quando comparada à cirurgia aberta?
Na cirurgia aberta são necessários geralmente de três a quatro dias de internação, para uma cirurgia de vesícula, por exemplo, enquanto na videocirurgia o tempo de internamento é significativamente menor, com o paciente recebendo alta no mesmo dia ou no dia seguinte à cirurgia. Na cirurgia por videolaparoscopia são feitas pequenas incisões no abdômen de 0,5cm e 1cm para a colocação das cânulas por onde são introduzidas as pinças para realizar o procedimento e uma câmera, responsável pela visualização do mesmo. Na cirurgia aberta esta incisão pode variar de 15cm a 30cm, dependendo do procedimento.
Enquanto na cirurgia aberta os pacientes levam de 30 a 60 dias para voltar as suas atividades de trabalho, na cirurgia laparoscópica eles estarão liberados geralmente em 7-15 dias. Dentre as vantagens, estão a diminuição do risco de hérnias e infecção da ferida cirúrgica, retorno precoce às atividades, diminuição do risco de complicações pulmonares e menor dor pós-operatória.